quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Seu rosto pede cuidado


Considerado como parte fundamental em qualquer tratamento facial, engana-se quem acha que a função do sabonete é apenas de higienização e limpeza.
Hoje as formulações destes produtos podem oferecer outras vantagens: é possível por exemplo controlar o ph e a oleosidade da pele ou até mesmo combater radicais livres através de substâncias antioxidantes presentes em algumas fórmulas.
Um ponto muito importante para a escolha do sabonete é saber diferenciar os produtos adequados para o rosto dos adequados para o corpo, já que o sabonete corporal nunca deve ser usado na face. Os produtos faciais devem ser mais suaves. Para peles mais oleosas o poder de adstringência deve ser maior, podendo conter própolis e hamamélis em sua fórmula, já para peles secas devemos optar por um sabonete facial com ph mais próximo ao neutro, para não agredir e torna-la ainda mais seca, os nutritivos e hidratantes à base de lanolina e óleo de amêndoas são uma boa pedida neste caso.
 Alguns sabonetes também contém esfoliantes em sua fórmula, fazendo uma dupla  função limpar e esfoliar ao mesmo tempo), o cuidado deve ser maior ao se optar por esse tipo de produto, especialmente em peles mais sensíveis que podem ser muito agredidas pelo uso diário do esfoliante, por isso a melhor maneira é intercalar seu uso com o do sabonete facial comum, sem grânulos de esfoliação.
E em qualquer época do ano vale alguns cuidados básicos como os que vemos a seguir:
  • Antes de lavar o rosto devemos lavar muito bem as mãos,  pois são elas que irão espalhar o sabonete sobre a pele e precisam estar muito limpas para evitar a proliferação de bactérias;
  • Não se deve lavar o rosto mais do que duas vezes ao dia, mesmo no verão, pois lavar demais a face aumenta a oleosidade da pele;
  • A temperatura da água utilizada para enxaguar o sabonete deve ser a natural, ou em dias mais frios, levemente aquecida. Evite a água quente pois ela deixa a pele mais ressecada e desidratada e para combater o ressecamento as glândulas sebáceas produzirão mais óleo, aumentando a oleosidade.
  • Tente usar a água natural ou um pouco mais fria no final do enxague para fechar os poros, mas não use água gelada para não causar um choque térmico.

Vale lembrar que uma pele limpa, não só fica com aspecto mais viçoso, bonito e saudável, ela fica também mais permeável, facilitando a penetração de princípios ativos em gel, cremes e hidratantes que usamos depois da limpeza.
Então mãos a obra, porque todas nós queremos estar mais bonitas sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário